
O Brasil e o mundo sabem que o Carnaval da Bahia é uma festa mágica e de grande participação popular e que tem como destaque o desfile dos trios elétricos e blocos. Porém, como levar o trio elétrico para lugares diferentes do circuito da folia como praias, fazendas e locais fechados? Como diminuir a distância entre o público e o artista?
Foi pensando nisso que surgiu mais uma grande inovação do Asa de Águia e da Duma Produções: a “TRIVELA”, que consiste num pequeno palco móvel puxado por um Besourinho (Trator), onde a banda Asa de Águia faz seu show. “Criamos um protótipo de carro de som, com dimensões reduzidas em forma de caravela, concretizamos esse projeto realizando nossas mini-micaretas privadas pelo Brasil” afirma Durval Lelys.
Este evento idealizado por Durvalino foi pensado inicialmente para acontecer em locais abertos, com muita gente bonita e um ambiente descontraído. Sua estréia aconteceu no Arraial D’ Ajuda (Porto Seguro-BA), na Praia de Pitinga, em janeiro de 1998, com uma galera em busca de diversão - ambiente ideal para o evento. E não deu outra: o sucesso foi total! A combinação praia, carnaval e diversão foram perfeitos.
Por três anos consecutivos a TRIVELA aportou nas praias de Arraial. Ainda no terceiro ano, subiu o litoral baiano aportando em Salvador, durante Carnaval da Bahia e na Praia de Jaguaribe. No quarto e quinto ano rumou em direção a Itacaré. A idéia foi tão bem aceita pelo público que rodou o Brasil. Como nem todas as cidades onde a galera curte o Asa de Águia são litorâneas, surgiu a necessidade de se criar um espaço alternativo, onde a TRIVELA pudesse aportar. Essa área privativa deveria ser caracterizada como “um Porto Seguro da Alegria”, onde houvesse toda uma infra-estrutura de uma micareta: banheiros, bares, estacionamentos, etc. A idéia deu tão certo que a TRIVELA já deu a volta em grandes cidades como: Itacaré (BA), Salvador (BA), Aracajú (SE), Campina Grande (PB), São Paulo (SP), Recife (PE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Belém (PA) e São Luís (MA) com grande repercussão por parte do público e da mídia.
Segundo Durval Lelys, “a TRIVELA é um trio à vela vindo da praia para navegar em meio a um mar de gente”.
O evento cresceu e a Trivela modernizou-se. Após cinco meses de dedicação, uma nova Trivela do Asa ficou pronta num galpão em Salvador sendo inaugurada no dia 31 de outubro de 2004. O projeto foi assinado por Nunes da Mata e pelo técnico Edilton "Irmão", que garantiram que o som é muito mais potente. Já Durval Lelys brincou e disse que trocou a Caravela por um Iate. Além do som mais potente que possibilita um número maior de foliões sem perder a qualidade, outras novidades foram acrescentadas como: uma cobertura automática (em caso de chuva), um elevador que coloca o artista a 2 metros de altura e uma saída de fumaça do trator e da Trivela com 7 metros de altura.
Em 2009, Durval apresentou uma versão ainda mais moderna da Trivela em Praia do Forte (BA). Além de todas as inovações feitas antes, a Trivela agora conta também com painéis luminosos de led e um terceiro andar com passarela exclusiva para o cantor. “A Trivela agora é um transatlântico”, brinca mais uma vez Durvalino.
Trivela do ASA em Fortaleza 2011 já tem data marcada será 14/maio/2011 local ainda não definido.